quinta-feira, 10 de março de 2011

Sócrates e o conhece-te a ti mesmo.

Sócrates ensinava a seus discípulos e quer nos ensinar ainda hoje que o auto conhecimento, que completo é impossível devida a nosso imperfeição e continência, é o caminho para resolver muitos conflitos da vida em sociedade. muitas vezes pensamos e achamos que as outras pessoas precisam ser parecidas conosco para serem boas, ou que sabemos muito sobre os outros, mas na realidade, nem sabemos quem somos por completo, e muitas vezes falar do outro nos da satisfação pois nos afastamos de nós mesmos e muitas vezes por medo das contradições que existem em nós. as contradições podem ser teóricas, quando o que falamos ou escrevemos é contraditório ou prática quando o que falamos e escrevemos não condiz com o que realmente praticamos no dia a dia. mas afinal o que é conhecer a si mesmo? Para Sócrates, parecia ser humildade de reconhecer que somos tão pequenos e insignificantes neste mundo tanto em nivel de ser quanto a nivel de conhecer que a busca de saber quem somos nos mostra que sei que nada sei ou seja, que o pouco que sou e sei é pouco diante do que é possível ser e saber.
Neste sentido a filosofia esta no processo de busca da verdade sabendo que ela não é algo superficial e também não é algo inexistente, mas que se esconde nos mistérios da existência ou na imencidão insondável do infinito.

13 comentários:

  1. Acho que o que sócrates quis dizer, em palavara de outro filósofo; "conhece a ti mesmo, antes de julgar os outros". E que o conhecimento é peça chave no desenvolvimento do ser-humano.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto sobre Sócrates, pois os ensinamentos dele são de muito tempo atrás mais ainda poedem e devem ser usados nos dias de hoje.
    Temos que admitir que não sabemos o tanto quanto achamos que sabemos. E também temos que deixar de fazer fofocas ou se meter na vida de outras pessoas pois não podemos achar que sabemos mais do que elas porque na verdade não sabemos nem quem somos e pra onde vamos.
    Postado por:
    Andressa Regiane Gesser
    Willian Martins 2º ano 3

    ResponderExcluir
  3. Socrates é um do melhor "pensador" para a filosofia, por que ele era como um professor.Para Socrates conheçer a si mesmo é fundamental, pois somos muitos pequenos nesse mundo e insignificantes, para conheçer nóis mesmo.
    Filosofia busca a verdade pois ela não é algo superficial, inexistente.
    Mateus Jucnkes
    Luiz E. Veneri
    2ºano3

    ResponderExcluir
  4. Sócrates foi um grande filósofo, ensinou muito a todos e ainda tenho muito a refleteir com suas palavras! O testo fala sobre os ensinamentos e uma e suas grandes frases: "Só sei que nada sei". Essa frase reflete muito o sentido da filosofia.
    ALuno: Edberto Lucas
    Serie: 2º03

    ResponderExcluir
  5. não podemos ter o conhecimento completo pois somos imperfeitos isto é fato

    ResponderExcluir
  6. conhecer a si mesmo antes de julgar os outros.
    a filosofia serve de inspiração para muitos ainda hoje e servira por muito tempo.

    by Alexandro
    Anderson

    ResponderExcluir
  7. é importante o texto de sócrates pois os ensinamentos dele podem ajudar muito nos tempos atuais além disso sócrates foi um grande filósofo.
    Aluna:karina

    ResponderExcluir
  8. Isto é um ensinamento de Sócrates que todos somos incompletos porque nunca aprenderemos tudo nesta vida...

    Aluno:Leonardo/3*ano2

    ResponderExcluir
  9. Marcelo 3º2 esse pensamento de sócrates é muito importante para nós,pois revela que sabemos mais do que os outros,achamos mais do que eles e nem nos reconhecemos direito.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo da Silva: conhecer a sim mesmo é na verdade saber suas caoacidades, defeitos, e restrições para poder faser alguma referência a outra pessoa, ou critica a ela.
    Conhcer a si mesmo é o que devemos buscar em nós ao invés de criticar iisso nos outros
    Série: 3 ano 2

    ResponderExcluir
  11. Sócrates diz, que todas as pessoas precisam ser iguais a gente para dizermos que são boas, afinal quem somos nós para julgar o outro, se nem nós somos perfeitos? Sócrates era tão humilde de dizer que qualquer indivíduo era pequeno e insignificante no mundo em questão de ser ou de conhecer.

    Carolina e Gerson.

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que devemos conhecer a nós mesmos para depois sair falando mal das outras pessoas, ninguém conhece mais a gente do que nós mesmos.Temos que conhecer nossos gostos, temos que saber o que queremos .


    Thayná Gabriela 2º2

    ResponderExcluir